20/05/2010

ADAPTAÇÃO

Todos nós vivemos em constantes adaptações, ajustes e adequações. Temos que nos adaptar a novas pessoas, a um novo emprego, a nova vizinhança, a novas amizades, a novas roupas, enfim, a adaptação é uma constante em nossas vidas. Podemos dizer que o novo nos causa insegurança e receios.
Na Educação Infantil, e em especial no Berçário, não é diferente. A adaptação é um processo muito importante e delicado para as crianças e não menos importante para os pais e professores.
Os bebês estranham o ambiente, as professoras e o barulho, pois, a separação da família gera medos e insegurança, levando-os muitas vezes ao choro, a recusar alimentação, a ter sonos agitados e até mudanças de comportamentos.
Os pais chegam ao Centro de Educação Infantil, cheios de expectativas, dúvidas, incertezas e na maioria das vezes com um forte sentimento de culpa. Na recusa de aceitar esta nova situação, acaba passando para o filho mais insegurança e com isso prolonga por mais tempo a adaptação da criança.
O professor no anseio de ajudar, mediar e facilitar este processo, muitas vezes doloroso, cria diferentes estratégias para comunicar para os pais os procedimentos e rotinas dentro do berçário e os passos da adaptação.
Percebemos ao longo dos anos, no trabalho com berçário, que os bebês aceitam melhor esta separação da família, quando esta confia e acredita no trabalho da instituição num todo. Quando chega a sala de seu filho e o entregam com confiança as professoras, transmitindo para a criança segurança e tranqüilidade.
Sabemos que não é fácil, algumas mães saem chorando de nossas salas, pois entregam o que tem de mais precioso, para até então, desconhecidas. Mas, depois de algumas semanas, onde todos se acomodam e conformam-se a nova situação, as despedidas passam a ser mais alegres e felizes, sendo que, há a certeza de que seus filhos estão em um lugar onde todos se preocupam com o bem estar dos mesmos.
A busca incessante por uma prática pedagógica de qualidade, nos leva a elaboração atividades que possibilitem, para nossos pequeninos, um desenvolvimento integral e um crescimento saudável e feliz.
Profª Josiane Neves da Silva Sant´Anna
Professora Berçário I (3 meses a 1 ano)



Nenhum comentário:

Postar um comentário