09/12/2010

Projeto Educação e Conscientização Ambiental

No decorrer de dez semanas trabalhamos, com turmas de 2 a 6 anos, diferentes aspectos a cerca do meio ambiente.

Percorremos desde o processo de plantar uma semente e observar seu crescimento; a observação do ciclo da água através da construção de um terrário, o trabalho da conscientização do uso da água; pesquisa com a família sobre animais em risco de extinção; e a difusão da idéia de reciclagem e as cores dos cestos de lixo, buscando construir com as crianças vínculos emocionais a cerca da sobrevivência do planeta.

Na terceira semana do mês de setembro, dando continuidade ao Projeto Educação e Conscientização Ambiental, visitamos o Parque Caieira, localizado no Bairro Adhemar Garcia, objetivando às crianças o contato direto com diferentes ecossistemas e possível visualização de animais que compõem esse meio.

O encantamento foi geral, expressões como "É tão lindo aqui!" (Breno - 4 anos) ou a simples imposição de silêncio por parte de algumas crianças para que conseguíssemos visualizar animais e ouvir a natureza demonstrou a validez de todo o processo anterior trabalhado no dia a dia no CEI. As crianças reconheceram as cores das lixeiras de materiais recicláveis no parque, tiveram a iniciativa de recolher papéis de bala jogados por outras pessoas na trilha do passeio, e houve expressões como "Olha lá professora, as pessoas não sabem cuidar do nosso planeta!" (Henzo - 4 anos), observando o lixo jogado na rua no trajeto da topic.

Para as turmas de 2 a 3 anos a visita ao Parque Caieira seria bastante cansativo, pois a caminhada do passeio é extensa, julgada por nós inadequada à esta faixa etária. Por isto, tivemos a oportunidade de promover um passeio a uma chácara, onde o contato com a natureza foi através de um piquenique com frutas ao ar livre, e na observação de patos e gansos no lago, além da visualização e contato com animais da fazenda, como pônei, vaca, carneiro, porco e galinha. Mesmo sendo um passeio bem diferente de uma reserva ambiental, esta visita possibilitou muita aprendizagem aos pequenos, além da resignificação de animais, anteriormente vistos em imagens, e agora pessoalmente.

Jussara e Mariana, professoras volantes, responsáveis pelo projeto.

Texto retirado do Jornal dos Bairros - setembro/2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário