01/03/2011

Chegou a hora de recomeçar...

O inicio do ano letivo é sempre um período de adaptação, e adaptar-se significa adequar-se e ajustar-se ao meio, a novas rotinas, novos ambientes, novas pessoas enfim a tudo o que nos parece estranho e diferente.

2011 chegou para nós do CEI ITAUM trazendo novas crianças, novas (os) funcionárias (os) e novos desafios. E é por esse motivo que novamente desenvolvemos o nosso Projeto “Adaptação Escolar”, com o objetivo de favorecer a todos os que estão envolvidos nesse processo um clima de afetividade e confiança mútua.

A entrada na escola é um marco na vida da criança, pois representa a ampliação do convívio social e a saída da rotina familiar para outra, com horários, funcionamento e regras específicas. Iniciar a fase escolar, para alguns, é ameaçador; é trocar o ambiente familiar e os cuidados de pessoas queridas, para entrar em um mundo novo e desconhecido. Sendo assim, o início do nosso trabalho foi baseado na construção de vínculos afetivos das crianças entre si e conosco, para facilitar esse momento de transição família/escola e torná-lo mais agradável e tranquilo.

O Projeto Adaptação visa proporcionar momentos em que a criança sinta-se à vontade para manifestar seus sentimentos, emoções e necessidades, estabelecendo uma comunicação ativa entre pais e membros do CEI.

Para a primeira semana propomos atividades diversificadas em que as crianças pudessem interagir, se divertir, escolher os brinquedos preferidos e criar suas próprias brincadeiras. Tivemos momentos prazerosos com atividades recreativas, como: banho de mangueira, teatro, contações de histórias, danças, brincadeiras e jogos. Também realizamos um desfile de máscaras e baile de Carnaval, em que as crianças puderam socializar-se com as outras turmas.

(Ana Amélia e Profª Cida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário