20/04/2012

PEQUENOS ARTISTAS CONQUISTANDO GRANDES DESCOBERTAS

Essas são algumas das vivências do Berçário I, resultadas do projeto desenvolvido: "Pequenos artistas conquistando grandes descobertas". Esse projeto foi construído pelas professoras Mariana e Ana Paula para o Berçário I e o Berçário II, tendo como objetivo a ampliação do modo de o bebê ver e vivenciar o mundo, pois acredita-se que esse processo de exploração é fundamental para a construção do conhecimento da criança, para ela desenvolver e aprender novas formas de viver e descobrir o mundo.

O trabalho envolvendo artes para bebês necessita a compreensão do prazer que crianças bem pequenas revelam ao explorar, criar com cores, sons e movimentos, arte como forma de experiências e de poder explorar: é possibilitar que os pequenos experimentem, interajam, provem, saboreiem, lambuzem, sintam... Por isto é fundamental um planejamento repleto de experiências diversificadas e estimulantes do dia a dia da educação infantil.

     
       Vitória experimentando através da sensação tátil as bolinhas da geleca de sagu.

Theo descobrindo e rolando a bolinha de sagu.
Júlia e Murilo observando as lantejoulas caírem na água colorida.
Visita do coelho: Júlia, Rafaela, Manuela, Vitória, Maria Clara e Eric.

Vitória, Pablo e Théo, curiosos e sem receio, para descobrirem o que há dentro da caixa surpresa.
O papel celofane possibilitou a Murilo a estimulação da percepção tátil, ao sentir essa diferente textura, a percepção visual, ao tentar olhar através desse papel laranja, e a percepção auditiva, ao ouvir o som do papel sendo amassado.
Em nosso passeio ao gramado, Manuela foi rodeada por outras crianças que queriam interagir com ela.
Rafaela explorando e expressando na tinta creme.
Eduardo e Pablo explorando caixas de papelão.
Eric, Pablo e Vitória construindo novos significados na brincadeira com caixas.
Júlia interagindo com a chuva de tecidos e brincando de esconder com um retalho.
Vitor e Eduardo sentindo a textura dos tecidos na piscina.
Rafaela produzindo sons através da batida da colher na forma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário