21/06/2012

"As Cores do Coração!"

          No período de 09/04 a 02/06, as turmas do 2º Período “A” e ”B”, desenvolveram o projeto: “As Cores do Coração!” Esta experiência possibilitou vivências e atividades, a partir do estudo de imagens das obras do artista brasileiro Romero Britto, que foram realizadas através de uma linguagem lúdica e com o objetivo de despertar nas crianças a percepção da importância de valores como: a amizade, o respeito, a solidariedade, o afeto e o amor, na relação com o outro e com o meio ambiente. 

Diariamente a fantasia, a alegria e a diversão, saíram do baú de histórias e povoaram a imaginação das crianças!

Revisitação a imagem da obra “A Amizade”.
Foto e desenho do Breno com seu cãozinho de estimação lambendo seu rosto, como na obra.    

As brincadeiras de roda com as cantigas: Atirei o pau no gato, Não atire o pau no gato, Cachorrinho está latindo e a Canoa Virou, proporcionaram momentos de integração e muita diversão!
  
As crianças ficaram surpresas ao descobrirem que teríamos em nossa sala um animal de estimação, um peixinho, ao qual deram o nome de "Coração", e disseram: "Ele é o nosso coração, o coração do 2º Período!"


Revisitação a imagem da obra “Juntos”.
As crianças se inspiraram na obra de Romero Britto, para confeccionar um cartaz coletivo, com crianças de mãos dadas ao redor do nosso maravilhoso planeta Terra! 


Revisitação as imagens das obras “Maternidade” e “Família Junta”.

Convidamos a professora Cristiane para vir a nossa sala falar sobre a experiência de ser mãe do Roberto e sobre sua gravidez.  Contou a história: "A criança mais importante do mundo", mostrou seu exame de ultra sonografia e permitiu que tocassem em sua barriga, as crianças amaram!   


Montamos um berçário com berços, fraldário e até recepção. As crianças brincaram muito dando mamadeira, banho, trocando fraldas e cuidando dos bebes com carinho! 


Revisitação a imagem da obra "Um novo dia”.


Dias de chuva... organizamos a nossa "Festa do Pijama", com direito a cinema com pipoca, ursinhos e bonecas. Depois do cinema, nos divertimos cantando, dançando e brincando com os balões.


Passados dos dias de chuva... um novo e belo dia de sol,  aproveitamos para fazer bolinhas de sabão e brincar de criar movimentos com a própria sombra. 



Revisitação a imagem da obra "Casa do amor".

As crianças levaram corações de papel para casa e ilustraram junto com seus familiares. Utilizamos os corações para decorar a porta, montando uma casa colorida, com brilho, fitas, lantejoulas e muito amor!



Revisitação a imagem da obra "Coração de criança".



Confeccionamos uma caixa mágica! Acreditem! Lá de dentro saíram "palavras mágicas" que passaram a habitar nosso coração e a fazer parte do nosso vocabulário.


Revisitação a imagem da obra "O abraço".

Para finalizar o projeto, confeccionamos uma casinha de bonecas e fantoches, com um colorido painel.
Foi gratificante ver a alegria, o interesse e a participação das crianças, durante o desenvolvimento do projeto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário