05/02/2015

Retorno das Crianças e Início do projeto de ADAPTAÇÃO

No dia 05 de fevereiro de 201,5 foi o dia de retorno das crianças para o início das atividades. As crianças foram recepcionadas pelas professoras Elisa ( Maternal 2A) e Daniely ( Corpo em Movimento).


ADAPTAÇÃO

A adaptação é um período especial, onde pais, crianças e funcionários da unidade encontram seu primeiro desafio, o do relacionamento. É um momento que devemos aproveitar ao máximo para nos conhecermos melhor e tornar nossa convivência mais agradável possível. A proximidade da família torna condição para o bem emocional, para a disponibilidade intelectual e socialização da criança.
É neste momento que devemos transmitir a confiança e tranquilidade aos pais e crianças, garantindo assim mais relações harmoniosas. O professor deve auxiliar a criança a familiarizar-se com a rotina através de conversações, passeios pela instituição, contações de histórias, brincadeiras, confecção de quadro de rotina diária, etc.
Para facilitar o período de adaptação com as crianças, desenvolvemos um projeto de adaptação ao iniciar o ano letivo, onde todas as  turmas participam e este nos trás resultados bastante positivos. As professoras planejam como será desenvolvido: seja através de brincadeiras, brinquedos, histórias ou momentos de atividades coletivas. 


Projeto Brincar e Aprender, quanta diversão!

Os primeiros dias no CEI geram momentos de alegria, felicidade, satisfação em rever pessoas, expectativas, ansiedade, insegurança, angústias e dúvidas em pais, crianças e funcionários.
Considerando esse momento muito importante no ano letivo, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, conhecendo suas dependências, conscientizando-se e zelando pelos brinquedos e materiais de uso no seu dia-a-dia, proporcionando uma inserção gradativa, envolvendo todos de uma maneira afetiva e acolhedora, aprimorando valores.

Objetivos:
-Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando, desenvolvendo atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários;
-Compartilhar com os pais, sugestões, dicas e ideias que facilitem este momento de separação e conquista;
-Proporcionar momentos em que a criança sinta-se à vontade para manifestar seus sentimentos, emoções e necessidades, estabelecendo uma comunicação ativa entre pais e membros da escola;
-Conscientizar a criança ao uso adequado dos materiais utilizados no ambiente escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário