08/03/2015

Programa Corpo em Movimento

O Programa Corpo em Movimento consiste numa ação integrada do professor de Educação Física com os demais professores da Educação Infantil, proporcionando variadas experiências com as diversas linguagens, não de modo isolado, mas sim, de maneira significativa para a aprendizagem das crianças, pois é a partir destas diferentes linguagens corporais que as crianças se expressam no seu cotidiano, no convívio familiar e social, construindo sua cultura e identidade infantil. Portanto, é neste contexto que acreditamos ser fundamental contarmos com o Professor de Educação Física em tempo integral no CEI, planejando em conjunto com toda a equipe pedagógica e administrativa, rompendo com o padrão tradicional de hora aula, implementando ações pedagógicas que valorizam as brincadeiras, o lúdico e as culturas infantis.
"Brincar dá à criança a oportunidade de imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.(...) Nesse processo é preciso considerar que as crianças aprendem coisas que lhes são muito significativas quando interagem com companheiros de infância e que são diversas das coisas que elas se apropriam no contato com os adultos ou com crianças já mais velhas. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, são construídas as culturas infantis". (Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: MEC, 2009). 

No Cei Itaum, o Programa Corpo em Movimento foi implantado em junho de 2014 e conta com o suporte técnico da professora de Educação Física, Daniely Meurer Moreira Brittes - CREF:-11593G/SC, que planeja suas atividades com base no Programa de Ensino de Educação Física para Educação Infantil, da Secretaria de Educação de Joinville.


Nenhum comentário:

Postar um comentário