13/05/2016

Programa Aprendendo a Ser e Conviver - Conversando com a Comunidade

A comunidade junto com a escola é o foco do programa Aprendendo a Ser e Conviver, baseado em quatro pilares fundamentais do ensino (aprendendo a ser, a fazer, a aprender e a conviver). No projeto são abordadas algumas das temáticas básicas do desenvolvimento pessoal e social, tais como integração, identidade, comunicação, grupo, sexualidade, cidadania e projeto de vida. 
O programa foi lançado em 2013 com o objetivo de incentivar as escolas a implantar projetos de educação abordando, entre os temas, a cultura da paz, a prevenção à violência e ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. O objetivo é contribuir na educação de crianças, adolescentes e jovens, incentivando a cidadania, a responsabilidade social, bem como a incorporação de valores de respeito, responsabilidade, senso de justiça, sinceridade, zelo, ética e hábitos saudáveis.

PROGRAMAS INTEGRANTES:
Programa O Caráter Conta - Parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais IEPS - Programa criado nos Estados Unidos e desenvolvido nas escolas públicas de Joinville desde 2004. O programa propõe a discussão de valores humanos essenciais agrupados em seis pilares: sinceridade, senso de justiça, cidadania, responsabilidade, zelo e respeito. O objetivo é incorporar esses valores no dia-a-dia do professor, do aluno e seus familiares. Aplicado aos alunos em diferentes disciplinas, integrando as atividades propostas com os conteúdos curriculares.
PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Parceria com a Polícia Militar - adaptação brasileira do programa norte-americano DARE - Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil.
APOIA - Aviso Por Infrequência de Aluno - Programa de combate à evasão escolar lançado em 2001.

No dia 9 de maio várias unidades de Educação Infantil expuseram registros de alguns de seus trabalhos no CEI Estrelinha Brilhante, no Bairro João Costa. O CEI Itaum também participou da exposição com dois projetos: um de educação para o trânsito (Professoras Carolina, Flávia e Marly) e outro para alimentação saudável (professoras Aglaé, Caroline e Edna). Veja como ficou:



Houve também discursos de autoridades e apresentações de estudantes que têm se destacado porque escolheram edificar suas vidas com as qualidades que compõem o programa:




As crianças de uma turma do CEI Estrelinha Brilhante ouviram pacientes a todos esses discursos, até que finalmente chegou a sua vez de se apresentar e encantar a todos com a peça cênica O Pano Encantado. Fizeram bonito.



Parabéns a todos os envolvidos no evento.
Agradecemos em especial à equipe do CEI Estrelinha Brilhante que nos recebeu tão bem em seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário